Saudação leitores!

A resenha de hoje está insone! Quero apresentá-los o livro "Sete Noites em Claro" do autor nacional Luis Maldonalle! Uma coletânea de sete contos capazes de arrepiar até mesmo os mais acostumados ao terror.

Título: 7 Noites em Claro (Livro Digital - Para adquirir clique AQUI)
Autor: Luis Maldonalle
Páginas: 380
Nota: 5,0/5,0

Resenha:
Escrita elegante, sofisticada, envolvente e assustadora!

O livro Sete Noites em Claro é composto por sete contos: 
No Coração da Melodia, A Nevasca, Marco Zero, A Casa da Cabana, O Céu Sobre Nós, Desconhecido e Anjo Destronado. Quando eu o abri pela primeira vez me deparei com 380 páginas, achei estranho porque seriam apenas sete contos, e contos geralmente são curtos. Mas em seu livro Luis Maldonalle escreve contos grandes, todos com mais de 50 páginas. Cada conto é bem desenvolvido com início, meio e fim e não há desconexos durante a história. Dando a sensação de que estamos lendo uma coletânea de mini livros e não apenas contos.

Tal característica confere a impressão de que cada conto poderia facilmente ter se desenrolado em sete livros pois todos eles possuem ingredientes necessários para envolver o leitor até a última palavra! Eu particularmente, adoraria que isso tivesse acontecido, pois quando terminei de ler os contos “O Céu Sobre Nós” e “A Casa da Cabana” senti vontade de correr até o autor e falar para ele continuar ou alongar cada conto (hahahá Annie Wilkes se apossou de mim nessa hora kkkk).

Curiosamente, ao ler o primeiro conto, logo nas primeiras páginas eu soube o queria iria acontecer, foi um conto previsível. Portanto, achei que pelo fato de ler muitos livros com temática sobrenatural, todos os contos seriam dotados de certa previsibilidade. LEDO ENGANO! Parece até ser uma tática do autor, deixar que o leitor “se ache esperto” para depois surpreendê-lo com mais seis contos totalmente inesperados! Eu realmente fiquei impressionada. O segundo conto (A Nevasca) foi maravilhoso! Sabe quando o livro te prende e você não consegue viver se não terminar de ler? Me senti assim quando o li.
“Quanto mais eu me enfurecia, mais a neve parecia nos castigar. Os flocos brancos caiam como pedras em todos nós. E a minha voz ecoava como um trovão de maneira roufenha, dentro da cabeça de todos. Quase não nos víamos, a nevasca envolveu todo o beco.  Meus olhos deram lugar a duas esferas negras sem vida, como dois grandes buracos negros de terror.” (Trecho de A Nevasca)

 Uma característica fantástica de 7 Noites, é que Maldonalle cria narrativas verossímeis, cada conto possui um grande respaldo teórico/histórico e uma descrição muito grande dos ambientes e dos fatos, que confere a eles a impressão de que os eventos descritos realmente já teriam acontecido ou poderiam um dia acontecer. Não entrarei no mérito de cada conto, pois tenho uma forte impressão que darei spoilers cruéis, mas posso adiantar que vejo nestes neles um pouco da mágica de Dan Brown: inserir na ficção um acontecimento verdadeiro, atribuindo a narrativa uma sensação de facticidade (os autores nada se parecem em suas histórias, maaaas usam o mesmo feitiço rsrsrs). Porém, farei um breve comentário sobre cada um:

No Coração da Melodia: Previsível, porém rico na escrita. Possui um grande embasamento teórico envolvendo a história, situando o leitor e dando a impressão de que somos leitores-personagens.
A Nevasca: Completo. Um dos melhores contos em minha opinião! Um menino, um dom, uma tragédia embalam esta história.
Marco Zero: Apocalíptico. Ocorre no Brasil, o que causa um certo frio na barriga. Mostra a força que tem o amor mesmo em meio a uma grande tragédia.
A Casa da Cabana: Inovador. Uma mesa de Ouija, um grupo de amigos, um espírito atormentado e um final surpreendente!
O Céu Sobre Nós: Verossímil. Conto que achei mais perto da realidade. Neste conto Maldonalle instiga o leitor a refletir sobre uma possível extinção da raça humana.  
Desconhecido: De arrepiar! Sonhos perturbadores que convergem com a realidade. Não há mais como saber o que é real ou imaginário.
Anjo Destronado: Assustador. Um dos contos mais sombrios do livro, mostra a força e determinação de um anjo caído em cumprir sua maldita sina.

Maldonalle possui fortes influências de grandes nomes do terror, pude notar muitos elementos do mestre King no desenrolar do livro. O conto “O Desconhecido” me lembrou bastante O Iluminado. O autor também deixa bem claro suas tendências musicais entre as linhas, mostrando ao leitor que um solo de Coltrane nunca mais será o mesmo após essa leitura, e que a música Moonlight Serenade daqui em diante terá uma conotação bastante simbólica para os leitores deste livro.

Sete Noites em Claro é um livro rico em todos os aspectos. O autor escreve muito bem e sabe envolver o leitor com sua narrativa. Maldonalle mais uma vez quebra o velho conceito que certas pessoas ainda insistem em carregar de que a literatura nacional é chata. Ao contrário, cria uma narrativa inteligente e sagaz. Minha única critica é em relação a letra que achei muito pequena. No geral, o livro é muito, muito bom!


2 Comentários

  1. Adorei a resenha! Com certeza já adicionei esse livro na minha lista!
    Enfim, vim dizer que te marquei numa TAG no meu blog, da uma olhadinha <3 Obrigada!

    acabodelerblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte um bom livro de terror/suspense coloque este no topo da sua lista! É um super livro!
      Vou dar uma espiada nessa TAG.
      Agradeço a visita! =D

      Excluir