Saudações leitores!

Hoje temos a resenha de Mate-Me Quando Quiser, primeiro livro recebido em parceria com a Editora Gutenberg! Este livro está repleto de reflexões, indignações, morte, amor, ilusão, uma Mulher, um Homem, Soares. Quero que conheçam um pouco mais sobre Anita Deak e  seu romance noir!


Título: Mate-me Quando Quiser
Autor: Anita Deak (Autora Nacional!)
Editora: Gutenberg
Páginas: 245
Nota: 5,0/5,0

Este livro é surpreendente! Eu afirmo a vocês leitores que dos livros lançados no ramo literário atual este é um dos mais inovadores que terão a oportunidade de ler. A narrativa tem um ritmo que eu antes nunca havia reparado em outros livros, isso ocorre pelo fato dele ser considerado um romance noir, que para os franceses é "todo feito de clima e entrelinhas, de frases não ditas ou cuidadosamente forjadas para mais esconder do que revelar" (trecho retirado da orelha do livro).

Primeiro de tudo os personagens não tem nomes, são mencionados como: a Mulher, o Homem, a Loira, a Morena. Pude notar características muito niilistas nessa narrativa, onde se quebra o mais do mesmo dos romances tradicionais.

O livro se inicia com Soares (único personagem tratado por um nome específico) lendo o bilhete da Mulher:
Caro Soares,
Fico satisfeita de que já tenha recebido todo o dinheiro. Em anexo, estão a sua passagem para Barcelona e a minha fotografia. Abaixo, o endereço do hotel onde ficarei hospedada. Mate-me quando quiser, ou melhor, no dia que lhe convier dentro dos próximos quatro meses. A única coisa que peço é discrição. Você sabe quem eu sou, mas não quero saber quem você é. 
A Mulher, aos seus 40 anos, decide que após todas as tentativas de procurar um sentido pelo qual viver e não o encontrando, resolve que a morte e sua melhor alternativa. Não tendo motivos para abraçar a vida e não tendo coragem de chegar ao suicídio, decide contratar um matador de aluguel para dar cabo de sua existência.

A cidade de Barcelona é o cenário escolhido para sua morte, e ela espera ansiosamente que Soares o faça o quanto antes. Porém um dia, estando ela a tomar uma taça de vinho no restaurante La Flor Del Camino, a Mulher repara no Homem. Ela não sabe explicar mas sente um ímpeto enorme em segui-lo.
Ela não tinha nada programado para fazer à tarde. Além disso, estudara, durante anos, certas correntes esotéricas cujas bases afirmam categoricamente que a vida é composta de sinais. Que não se cisma com uma pessoa a toa. Que coincidências não existem. 
Após seguir o Homem, a Mulher se envolve em uma emaranhado de mal entendidos que levam o livro a tomar rumos que nós nunca, jamais, imaginaríamos que fosse tomar! A narrativa nada tem de esoterismo, mesmo a Mulher tendo expressado esse pensamento. E posso descrevê-lo como um livro simples em sua estrutura, mas de uma profundidade imensa em significados. Com diálogos muito inteligentes e reflexivos.

Os personagens são simples, bem construídos e de personalidades bem delineadas. No decorrer do livro cada personagem expõe seu modo de ver a vida, seus medos e desejos de uma forma simples e tocante. É certo que, a narrativa tem doses bem grandes de pessimismo, mas posso dizer que isso abrilhanta todo o resto.

Mate-Me Quando Quiser é um livro nacional digno de estar na estante de qualquer leitor. Sua capa, simplesmente maravilhosa representa uma arte de cartão postal, com toda certeza é uma das capas mais lindas minha estante. Um livro que ganha o leitor pelo visual e pelo conteúdo. A revisão impecável e o material excelente.



Agradeço a Editora Gut (me sinto intima hahá) por ter me enviado este livro tão perfeito! Eu só tenho indicações a fazer! Leiam, não vão se arrepender!!!


Carpe Diem!

Um Comentário

  1. Ah que bacana! Gostei do que vc falou sobre a originalidade e do livro ter esse estilo diferente.
    A premissa tb parece boa. No fim, isso é um romance mesmo?
    Ótimo resenha! Vou atrás dele! ;)
    Bjos!
    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir