Saudações leitores!

Quero pedir desculpas por meu sumiço, eu engajei numa monografia da pós graduação e não tive sossego enquanto não terminei a bendita! Mas nada melhor para um recomeço do que um romance!

E a resenha de hoje está repleta de um amor tão profundo que transcende a esfera física! Apresento a vocês Do Outro Lado do Muro, da autora nacional Marisa Rezende!



Título: Do Outro Lado do Muro
Autora: Marisa Rezende
Editora: Giostri
Páginas: 317
Nota: 5/5

Sinopse:
É possível ao amor humano transcender à esfera física, tornar-se etéreo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginário; de outro, Chris, adolescente alemão igualmente sensível, porém, de família poderosa. 

Vidas que se cruzam indo além do previsível e criando através da própria história de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio à beira mar. 

Anos 1980 na praia de Itaúna, tempo de férias e feriados inesquecíveis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. Então, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragédia. Experiências espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas não termina... A enigmática Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil é obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistérios são desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir. 

Resenha:
Do Outro Lado do Muro é iniciado com a personagem Alyna já adulta, que após se formar tornou-se uma jornalista bem sucedida e efetuou residência em Londres. Porém mesmo vivendo uma boa vida, Alyna ainda guarda muitos segredos e sentimentos de seu passado, escondendo de todos inclusive de seus grandes amigos.

Sua editora chefe percebendo que Alyna se encontrava um pouco deprimida, lhe "ordena" a tirar férias e juntamente com seus amigos depois de muitos anos ela volta ao Brasil, sua terra natal onde viveu um romance que lhe marcou profundamente.

"Alyna supunha estar curada de todas a feridas e que o tempo pudesse ter apagado tudo ou, pelo menos, abrandado o lado triste dos fatos. Levou uma vida aparentemente normal, deixando para trás sua história mais profunda de amor."

Chegando ao Brasil, os amigos de Alyna percebem que ela está cabisbaixa e introspectiva, eles tentam animá-la e após muita conversa e insistência eles conseguem convencê-la a contar o motivo de seus devaneios. Aly, como é chamada pelos amigos, resolve relutante se abrir e começa então a narrar sua história.

A partir daí o livro começa a alternar entre as lembranças de Alyna e a atualidade. Tudo começa em 07 de março de 1978 quando uma mulher chamada Scarlet Schneider, vai até a casa de Alyna para solicitar os serviços de costura de Dona Laura, sua mãe. Logo Aly conhece as filhas de Scarlet e Alesha e Emma e a química entre elas é imediata.

Após conhecer as amigas não demora muito para que Alyna seja apresentada ao resto da família alemã, ela então conhece o  Sr. Mitchell, Mike (primo da meninas) e Christian, irmão de Alesha e Emma. Eles possuem uma casa de veraneio no Brasil e  foi este o fato que os permitiram se conhecer.

Quando Aly e Chris se encontrarem pela primeira vez sentem uma ligação imediata e mesmo tendo apenas 9 e 12 anos respectivamente, sentem como se já conhecessem por toda a vida, e como se de fato fossem destinados a estarem juntos

"Você vai ser minha namorada. Nascemos um para o outro. Vou esperar até que seja a hora certa e não importa quanto tempo leve..."

A partir deste momento as crianças se tornam amigas inseparáveis, superam a distância do ano letivo enviando cartas um para os outros, passam pela transição da infância para adolescência, acontecem os primeiros beijos e o contato íntimo com o amor.

Quando Alyna revela seu talento para música, percebe que seus amigos são igualmente talentosos e eles decidem formar uma banda, e essa é a ideia que eles encontram para dar forças ao amor e a amizade que sentem um pelos outros. A banda é um elo que os impedem de se afastar.

Ao perceberem o relacionamento entre Chris e Aly se tornar sólido as irmãs e Mike fazem de tudo para encobri-los e deixá-los ter momentos a sós. Cada um desses momentos são narrados com grande maestria pela autora e é possível sentir cada palavra na pele! O sentimento entre os personagens é puro e nasce quando são crianças e amadurecem juntamente com eles, e é lindo poder ser uma terceiro elemento nesse romance, é lindo poder acompanhara evolução desse amor.


Alyna, narra durante sua viagem sua experiência a seus amigos, lembrando cada dia, cada beijo, cada abraço, e lembrando principalmente o motivo que a fez "fugir" para o exterior. Após terminar, ela vê que a experiência de desabafar fez com que ela se sentisse forte para romper, seguir a vida e se entregar a um novo amor, que antes pensava ser algo impossível.

Do Outro Lado do Muro é um romance bem escrito, a forma como a autora separou os capítulos entre o passado e o presente ficou bem feita e não há possibilidade de confusão. Gostei da escrita, uma linguagem mais culta que se adequa a narrativa deixando assim o romance com uma leitura agradável. Minha única queixa é apenas para letra pequena, de restante tanto fisico quanto o conteúdo é de ótima qualidade.

Marisa trata questões delicadas, como a diferença de classes ao relatar a contrariedade da Sra. Scarlet para com o romance de seu filho com uma menina humilde, mesmo ela sendo muito inteligente e talentosa. O livro também tem uma pegada espiritual ao relatar um amor tão profundo que rompe barreiras invisíveis para continuar existindo.

Destaco ainda o quanto a autora enfatiza a amizade verdadeira tanto quando narra os fatos atuais como os do passado, e o quanto bons amigos podem ajudar a cicatrizar feridas que há muito estão abertas. Outro fato importante são os valores familiares implícitos e explícitos  na narrativa.

Agradeço a Marisa pela oportunidade de poder conhecer sua obra,  este romance foi para mim diferente e emocionante por vezes me levando as lágrimas. Do Outro Lado do Muro é de uma profundidade que me é difícil encontrar palavras para descrever. Um romance para ser lido e também sentido!




Deixe um comentário