Saudações leitores!

O post de hoje estreia uma serie de novas postagens no blog onde darei minha opiniões sobre adaptações cinematográficas de livros. Sei que no geral os livro sempre superam os filmes, mas existem adaptações fantásticas que merecem muitos elogios, e adaptações horríveis que merecem nossa critica.

O livro de estreia é As Vantagens de Ser Invisível!


           x

A história:

Este livro nos coloca no universo de Charlie, um garoto tímido e pouco sociável. Ele é um narrador personagem que conta sua história através de cartas que ele envia a um amigo (no qual não é mencionado se realmente existe ou não). Em um jogo de futebol Charlie conhece Sam e Patrick, e este dia é o inicio de uma grande amizade entre eles.

Juntos eles se divertem e passam por diversos conflitos. Tudo isso faz com que eles se aproximem, criando um laço tão forte a ponto se sentirem infinitos quando estão na presença uns dos outros.

O livro:




Em minha opinião As Vantagens de Ser Invisível é um livro fantástico porém perturbador. Não é incomum os leitores quando questionados dizerem que tiveram sentimentos estranhos e contraditórios durante a leitura. Isso porque Charlie é um menino diferente, ele guarda dentro de si um trauma que “adormeceu”, mas que mesmo ele não se lembrando está lá impedindo com que ele seja uma pessoa “normal”. E quando ele conhece a Sam e o Patrick, ele permite se libertar aos poucos das coisas que inconscientemente o oprime.


Sim é um livro de aparência frágil, adolescente, mas seu conteúdo é muito maduro e inquietante. Eu gostei bastante, a historia enfatiza as relações familiares e de amizade, e como cada personagem enfrenta seus medos e culpas. O autor também aborda temas polêmicos como: homossexualismo, sexo, drogas, rock n’ roll, violência doméstica, abuso sexual, depressão; tais assuntos aproximam o leitor da história pois são assuntos bastante presentes na atualidade entre os jovens e adolescentes.

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Nota: 4,5/5,0

O Filme:


Geralmente as adaptações sempre fogem do foco do filme sendo moldadas para agradar tanto o publico leitor, quando o não leitor.  Mas sinceramente achei que este filme ficou bastante fiel ao livro. Eu li primeiro, e ao assistir foi como se eu estivesse relendo.

A escolha dos atores para dar vida aos personagens garantiu uma personalidade muito forte ao filme Logan Lerman como Charlie, Emma Watson como Sam e Ezra Miller como Patrick foram escolhas perfeitas e formaram um trio para sempre lembrados por terem cultivado uma amizade “infinita”. Marca registrada também foi a irmã de Charlie ganhou vida através de Nina Dobrev, que garantiu mais personalidade ao filme por ser uma ótima atriz além de bastante famosa.

Logan conseguiu com maestria atuar exatamente como o Charlie do livro, ele entrou nas páginas, ele realmente viveu o personagem! O final também se configurou exatamente como o final do livro, meio confuso, mas que de certa forma levou o espectador a entender o que de fato havia acontecido ao Charlie, e que era a raiz de seus problemas de relacionamento.

Filme: As Vantagens de Ser Invisível 
Diretor: Stephen Chbosky
Distribuidor: Paris Filmes
Ano: 2012
Nota: 4,5/5




Carpe Diem!

4 Comentários

  1. Amei esse livro, porém, o filme, eu ainda não tive a oportunidade de ver. Mas assisti-lo o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme nem li o livro ainda :c
    Mas pretendo fazer os dois o mais rápido possível
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi o filme, imediatamente coloquei o livro na minha lista de futuras leituras, mas fui adiando porque sempre tinha algum livro que eu queria ler mais do que ele. rs
    Não posso falar do livro, mas o filme é incrível. E se ele é tão fiel quanto você diz, o livro também deve ser incrível. ^^

    Obs: Engraçado que eu estava com sua página aberta quando eu vi seu comentário lá no Canastra. Já estou seguindo. :D

    ResponderExcluir
  4. Li o livro por indicação de uma amiga. Simplesmente adorei! Logo, liguei o notebook e comecei a procurar o filme. Assisti quase sem piscar os olhos... rsrs. Amei! O filme é realmente fiel ao livro, coisa muito difícil de acontecer. Vale muito a pena (tanto o livro, quanto o filme) e super recomendo.

    ResponderExcluir