Olá leitores!

O post de hoje foi um dos mais difíceis que eu formulei este ano, isto porque escolher 10 livros das 32 leitura maravilhosas que fiz no decorrer de 2013 foi uma escolha terrível e também maravilhosa, ao ir escolhendo estas leituras eu pude relembrar com carinho de cada uma e percebi que o ano de 2013 foi um ano de mudanças e expansão do meu histórico de leituras, eu comecei a ler mais romances (coisa que eu não fazia muito) e tive que dar o braço a torcer, eles são bons. Alguns livros realmente foram mais ou menos, porém outros foram perfeitos e empatam com muitos em primeiro lugar! Mas foi um desafio que eu topei e por fim fiz minhas escolhas, que agora apresento a vocês. Começando de baixo para cima


Livros do Top 10 de 2013, faltando dois livros porque os li em ebook: Garota Exemplar e Teorema Katherine.



10 - Garota Exemplar (ebook) - Gillian Flynn


Ficou em último lugar, mas mereceu muito estar na lista! Garota Exemplar foi um livro que li no início do ano mas que marcou pro ano inteiro por seu final perturbador! Imagine um final para este livro, e você estará errado! A autora surpreendeu a todos fazendo um final psicologicamente diferente que me enganou e também enganará a você (tenho certeza disso!). Super Recomendo.


9 - Como eu era antes de Você - Jojo Moyes


Este livro foi lido a pouco tempo, acho que em novembro, mas foi uma leitura que arrancou de mim um rio de lágrimas! Que história! QUE HISTÓRIA! Compartilhar das vidas de Will e Lou foi uma experiência única e marcante. O amor pode transformar vidas eu vi isso nesta leitura e acredito plenamente que mesmo sendo uma ficção este livro muda as pessoas e nos faz julgar nossos (pre) conceitos e certezas. É lindo e emocionante, recomendo! 


8 - Em Chamas - Suzanne Collins


Sim, eu li este livro influenciada pelo lançamento do filme. Eu já havia comprado o box a quase um ano e não tinha lido e houve todo aquele alvoroço porque no Brasil o filme iria ser lançado primeiro que no resto do mundo. Fiquei ansiosa e resolvi começar a leitura. Li Jogos Vorazes (que também foi ótimoooo) mas Em Chamas foi sensacional! Foi um livro que comecei e quando vi estava na última página sem conseguir respirar e de boca aberta! Recomendadíssimo! 


7 - Entre o Agora e o Nunca - J. A. Redmerski

Este livro foi simplesmente sensacional! Eu paguei pra ver e fiquei totalmente encantada com ele! Eu comecei a ler este livro sem dar muita bola, mas no decorrer das páginas parecia que elas tinha super bonder, eu não conseguia desgrudar! Um final clichê mas surpreendente, que me fez amar mais o livro! A trilha sonora é perfeita (simmmm tem trilha sonora) a autora foi distribuindo faixas de rock clássico por todo o livro e era impossível não parar para escutar. Em determinada trecho eu coloquei a musica e li a parte em que ela era tocada! Eu praticamente estive dentro do livro nesta hora! Muito, muito, muito bom! RecomendoooO!


6 - O Teorema Katherine (Ebook) - John Green


Todo mundo se surpreende quando digo que este foi um dos livros que mas gostei do João Verde! Este livro foi muito criticado, disseram que foi muita propaganda para pouco conteúdo, mas eu achei este livro maravilhoso. Me senti tocada pelo final, onde o autor nos questiona se aquilo que buscamos e ansiamos com tanta vontade é o melhor. As vezes a felicidade está mais próxima do que parece e John me falou isso com uma história meio boba mas com uma verdade grandiosa por trás. Amei!



5 - A Estrada da Noite - Joe Hill


Eu falei tanto deste livro que as pessoas vão achar que eu sou repetitiva e enfadonha. Mas foi uma das leituras mais perfeitas que fiz este ano! Primeiro porque este é o meu tipo de livro, segundo porque mistura terror e rock n' roll. \m/ Joe Hill é filho do King e mostrou que escrever tá no sangue! Este livro conta a história de um fantasma que aterrorizou meus sonhos durante toda a leitura! Tá maluco! Eu tinha pesadelos todas as noites e isso fazia que eu amasse mais este livro! Sinto saudades dos arrepios durante a leitura, e já quero reler! RECOMENDO MUITO!



4 - A Maldição do Cigano - Stephen King (DIVO!)


Gente tinha que ter King nesta lista não é mesmo? A Maldição do Cigano é aquele típico livro do King que te faz ficar de boca aberta. O cara era gordo (obeso) e do dia pra noite ele começa a emagrecer, ele se lembra que ouviu de um cigano apenas a frase "Mais magro". Caraaaaaa por aí vocês já começam a imaginar o nível deste livro. Confesso que no início quando eu li que era sobre ficar mais magro eu pensei que o livro me decepcionaria (ledo engano) King é King e ele nunca decepciona! Final terrível e nada feliz! Só posso dizer que: A-DO-REI! 



3 - Amora - Alice Canato

Aaaain *suspira* Amora! O romance mais lindo deste ano! Amei Amora deste a capa até o último ponto final! Como pode existir assim na face da terra um livro tão completo? Sendo o livro de estreia, Alice Canato foi de uma maestria com a palavras como Heitor Villa-Lobos era para uma orquestra. Um romance digno de tudo: drama, risos, felicidade, ódio, raiva, vingança, amor. Por mais que eu fale não consigo expressar o sentimento que arde em meu peito sobre este livro, só sei apenas que é um dos meus preferidos de todos os tempos! Está além do Top 10 de 2013, entrou para o Top 10 da minha vida! S2



2 - A Tormenta de Espadas - R. R. Martin

A Tormenta de Espadas só pode ser resumido em: Perfeito! Que livro é esse minha gente??? 880 páginas (fonte 8) de pura ação! Eu comi este livro como quem come um manjar dos deuses e não sei se terá algum da serie (GoT) para superá-lo! Cheio de reviravoltas e surpresas. O inverno chegou pra mim neste livro pq eu fiquei congelada nele. Meu sonho reler! Espero um dia conseguir! Eu recomendo a leitura, recomendo muito, mas ele é o terceiro livro e você terá que ler os dois primeiros para estão entrar neste banquete de sangue, mas tenha calma, ele supera todas as expectativas e te deixa com vontade de que tivesse umas 1500 páginas! Ou que fosse uma história sem fim! ^^



1 - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


E o meu livro número UM é ele O Oceano no Fim do Caminho!!! Eu sou suspeitíssima a falar de Neil Gaiman, ele é um dos meus escritores preferidos e eu amo tudo que ele escreve, e dele sim eu leria até a lista de compras e ainda tiraria alguma lição dela. Este livro é como uma fábula para crianças, mas com uma lição incrível por trás! É muito perturbador (esta é a palavra) olhar a maldade humana pelo olhos inocentes de uma criança. Neil Gaiman tem esse poder de mexer com nosso interior, com nosso psicológico. Ele é mestre! E este livro é perfeito! Pequeno em páginas, gigante em significado. Leiam e releiam e amem este livro! Com certeza o numero um do ano de 2013!

***

Eu ainda gostaria de mostrá-los um último livro que li este ano que se tornou uma das melhores leituras também,  mas quando eu terminei de ler ele já havia formulado meu Top 10, e achei injusto mexer no que já havia feito. Mas eu este livro merece destaque, então indico pra vocês:

Clarices - Luciana Bollina

Este livro é um romance puro e simples, simples no modo como é apresentado mas profundo em sentimento. Eu bebi este livro, eu vesti, eu vivi, eu em embriaguei destas palavras. Como falar de algo que se tem que sentir? Só posso pedir para que leiam, este livro é um banquete aos sentidos. Li em 6 horas e eu nem vi o tempo passar eu só queria sentir essa história. Lindo, Lindo, lindo! Recomendo muitooooooooooooooO!!!


Carpe Diem!

10 Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada Lu! Só livro bom nessa lista né?!! Hahahá! O/

      Excluir
  2. Lindo seu top 10 Biula, me fez querer ler todos os livros que ainda não li dai. Adorei de verdade. Parabéns.

    http://quaseumabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raaaay! Pois leia todos, você não vai se arrepender de ler nenhum deste livros da lista. São todos bons eu garanto! ^^

      Excluir
  3. Estou tremendamente orgulhosa e emocionada pelo meu Amora estar nessa lista de "feras". Muito obrigada Biula, por ter usado todo o seu discernimento na hora da leitura e compreendido todas as nuanças dessa minha estória. Desejo-lhe muito muito sucesso em tudo que queira fazer. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fera na escrita como você merecia estar no meio dos grandes Alice. Amora é um romance que se equipara ao nível de muitos escritores que já estão há muito tempo na estrada! E por ser somente a sua estreia sei que haverá muito mais pela frente. Já espero com ansiedade suas próximas publicações! *-*

      Excluir
  4. Adorei as escolhas!!! Parabéns! Quero ler tudo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizaaaaa amei ver que sua visita aqui no Carpe Diem! *-*
      Então leia todos! Sem querer puxar a brasa para minha sardinha, mas não há livro ruim nesta lista! São todos perfeitos! Recomendo muito! ^^

      Excluir
  5. Quero muito ler Em Chamas, não é à toa que está aqui.
    O Teorema é muito controverso, interessante você ter gostado tanto.
    E o Clarices tá tendo muita publicidade boa. Parece ser bem interessante!

    casarvore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Chamas é muitooo bom, o livro é intenso demais! Muita ação e um final surpreendente, eu jamais recomendaria que assistissem ao filme antes de ler o livro. Aquele final é de enlouquecer. Quanto ao Teorema, Abel eu amei a história deste livro, eu o li e em seguida li O quem é você Alasca? que dizem ser até melhor que ACéDE e achei que Alasca sim é que é muito barulho por nada. Tá certo que a protagonista é profunda e tals, mas aquele final é ruim demais, parecia que o John Green não tinha terminado o livro, e mesmo tendo entendido que ele queria que refletíssemos sobre a história não gostei. Agora o Teorema foi lindo! *-* uma história tão boba que significou muito para mim! Sei lá tem livros que mexem mais com a gente né. Agora Clarices é lindo! Recomendo a leitura se gostar de romances, parece o relato de um fato real, e é de uma poeticidade tremenda! Gostei mesmo. Mas desta lista recomendo também que leia Amora da Alice Canato, foi o melhor romance do ano em minha opinião! ^^

      Excluir