Autores:  Margareth Stohl e Kami Garcia 
Páginas: 490
Editora:  Record

Sinopse Oficial: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.

Resenha: Este foi o único livro da série que li (ainda lerei os outros), confesso que achei meio estranho o início, porque para mim a parte inicial ficou um pouco vaga, não situou o leitor como deveria situar e não passou aquela confiança para o restante da história. O que realmente mudou com o passar das páginas, o livro ficou mais denso e mais rico em detalhes e mais envolvente. Ethan é um garoto de 16 anos que vivia em uma cidade pacata chamada Gatlin, os moradores Gatlin viviam no passado, relembrando todo ano os acontecimentos da Guerra Civil. Ethan tinha perdido a mãe e seu pai estava num estado quase "vegetativo" desde que sua esposa partira, dormia durante o dia e passava a noite no escritório escrevendo um livro interminável que ninguém podia saber do que se tratava. A única vida em sua casa era Amma, a governanta supersticiosa, que tinha praticamente criado o pai de Ethan, e agora criava o filho. O maior desejo de Ethan era sair de sua cidade e conhecer diversas partes do mundo, mas em um determinado período ele começa a ter sonhos com uma garota, na qual ele tenta salvar e não consegue. Então a vida de Ethan virou de cabeça para baixo quando uma estranha veio para a cidade, Lena Duchannes a garota com a qual ele sonhava toda noite. 

"Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, mas agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo."

Lena é sobrinha de Macon Ravenwood, o recluso abominado pelos moradores da cidade, ela logo é tratada mesma forma, passa a ser alvo de todo tipo de zombaria. A única pessoa que se aproxima dela é Ethan, que sente uma ligação muito forte com ela, podendo ambos ouvir os pensamentos um do outro.  Lena, a princípio, não quer se aproximar de Ethan, mas ele é insistente e logo nasce uma amizade entre eles. E desta amizade nasce o amor. Lena então conta a Ethan  que é uma conjuradora que está para fazer 16 anos, e este está sendo o seu pior pesadelo, pois a família Duchannes é alvo de uma maldição, toda jovem garota Duchanne que completa dezesseis luas é escolhida, ou pelas trevas ou pela luz. E ela tem medo de ir para as Trevas como sua prima Ridley.
Paro por aqui, se não acabo contando o livro inteiro. Eu gostei bastante, a bruxaria é um assunto que é tema de vários livros há bastante tempo, mas em Dezesseis Luas e abordada de uma forma diferente e autêntica. Os personagens são bem construídos com personalidades bem delineadas Ethan é um personagem cativante, o namorado preocupado e prestativo que toda garota gostaria de ter. Ele também é forte e determinado e não mede esforços para ajudar as pessoas que ama. Lena é mais temperamental, mas tem seus motivos, ela é uma garota forte e corajosa que enfrenta as dificuldades e não deixa que a tratem como uma boba ou fraca. 
O livro está repleto de magia e conjuros, muitas expressões em latim que ficam na cabeça por um tempo. Realmente vale a pena ler.

Nota:  ☆☆

Deixe um comentário